ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
ZILA BELÉM
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
INCLUINDO NOVOS SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO
(REFORMULADO)
JUAZEIRO DO NORTE-CE
ANO 2012.
APRESENTAÇÃO
A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
ZILA BELÉM está localizada à Rua Francisco Cavalcante SN, telefone 3571- 6252,
no parque triângulo, bairro periférico de Juazeiro do Norte, Ceará. Criada pelo
artigo 1º da Lei 888 inscrita no CNPJ sob o nº. 01.920.629/0001-12 e
identificada no censo escolar com nº. 23166142.
Em 2005 houve alterações
no quadro administrativo das escolas municipais, objetivando escolas mais
democráticas, e foram implementados os núcleos gestores. No que concerne a esta
Unidade Escolar, o núcleo gestor é composto pelo Diretor Administrativo FRANÇOIS
LOPES CARDOSO, a Coordenadora Pedagógica LUIZA IDELZUITE GUIMARÃES ALVES, o Apoio
Pedagógico MARIA DE FÁTIMA ALENCAR COSTA e pela Secretária Escolar REGINA
FERNANDES DA SILVA OLIVEIRA. Inicialmente a escola funcionou com apenas duas
salas de aulas, nos turnos matutino e vespertino, no entanto, com o passar dos
anos e objetivando atender as necessidades e demanda da clientela, a escola
passou a oferecer as seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental do 1º
ao 9º ano (Resolução 410/2006 que dispõe sobre a ampliação do ensino
fundamental para 09 anos de duração no Sistema de Ensino do Estado do Ceará) e
Educação de Jovens e Adultos (de acordo com os artigos 5º e 24), com um contingente
de 1.772 alunos, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno, além
de 96 servidores distribuídos em 72 professores e 24 funcionários.
A busca de educação que
priorize o acesso ao saber de forma ativa e contextualizada antecede a qualquer
decisão política, exigência formal ou legal. A organização do projeto
político-pedagógico implica repensar a qualidade da escola, o acesso ao conhecimento
e, sobretudo, a concepção de homem e de sociedade que queremos construir. Essa
postura ajuda a construir a proposta pedagógica que ora apresentamos, uma vez
que a mesma está fundamentada em uma concepção de ensino que integra todos os
segmentos da unidade escolar, enfatizando uma perspectiva didática inclusiva,
sugerindo ações que desenvolva uma educação de qualidade para todos.
Desse modo, a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de
1996) introduziu mudanças significativas quanto à construção das leis que regem
a educação brasileira. No tocante à elaboração do projeto político-pedagógico,
a Lei 9394/96 prevê no seu art.12 que “os estabelecimentos de ensino,
respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência
de elaborar e executar sua proposta pedagógica”. Assim, a partir da elaboração
do projeto político-pedagógico, a escola começa a refletir sobre sua
intencionalidade educativa. E válido destacar as diretrizes estabelecidas pela
resolução 395/2005 do CEE que preconiza aspectos para a formulação do projeto
político-pedagógico nas instituições de ensino. Esta resolução prevê no seu
art.3º que “O Projeto Pedagógico é um instrumento da gestão que expressa a
proposta educativa da escola, define o rumo, a intenção e os processos que a
instituição de ensino utilizará para cumprir as metas e objetivos
estabelecidos, e por se constituir, na sua essência, um processo educativo
estará em permanente avaliação e reelaboração”.
Considerando o processo de
construção do projeto dinâmico exigindo assim esforço coletivo e
comprometimento, ressaltamos a elaboração do mesmo, através de momentos inter-relacionados.
De início realizamos o diagnóstico situacional com objetivo de refletirmos
aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem no tocante a formas de
organização dos conteúdos, processos de avaliação, gestão da escola,
repetência, evasão, indisciplina. Justifica-se, pois a elaboração desse projeto
em consonância com Plano de Desenvolvimento da Escola, uma vez que foi
detectado através da reestruturação do PDE fatores que impedem a realização de
uma aprendizagem eficaz em todos os níveis de ensino.
Assim, o projeto não se faz
isolado do seu contexto social e procura contemplar perspectivas educacionais
diversas, sobretudo no que concerne às práticas pedagógicas a serem executadas
a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, onde temos a
preocupação constante de valorizar as peculiaridades dos alunos e incorporar a
diversidade, atendendo a todos na escola sem nenhum tipo de distinção.
Considerando essa proposta,
e baseado na Política Nacional de Educação Inclusiva, a EEF Zila Belém
implantou em 2009 a Sala de Recursos Multifuncionais a partir da aprovação do
projeto Somos diferentes sim,
descaracterizados não, elaborado em 2008 pelo diretor administrativo
François Lopes Cardoso e pela professora Ana Cláudia Fulgêncio de Lima. A
criação da Sala de Recursos Multifuncionais é considerada como premissa básica
para o atendimento legítimo aos alunos com deficiência na EEF Zila Belém e de
comunidades próximas ligadas a Rede Municipal de Educação. A Constituição
Federal, nos seus artigos 205, 206 e 208 assegura esse atendimento e a LDB 9.394/96,
nos seus artigos 58, 59 e 60, legitima a Educação Especial como uma modalidade
de ensino que perpassa todos os níveis educacionais. A Lei 10.436/02 e no
Decreto 5.626 de 22/12/2005 assegura como direito as Salas de Recursos
Multifuncionais para que haja um atendimento adequado nas escolas onde há
registro de alunos com deficiência matriculados ou os Centros de Atendimento
Educacional Especializado. Essa Lei orienta e assegura também que o atendimento
especializado é uma complementação do Ensino Regular e, nesse sentido,
recomenda que as escolas disponham de condições adequadas para atendê-los.
O Programa Nacional de
Tecnologia Educacional (PROINFO) é um programa educacional criado pela Portaria
Nº 522/MEC, de 09 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de
tecnologias de informática e comunicações (TICs) na rede pública de ensino
fundamental e médio. Atendendo a este dispositivo legal em 04 de dezembro de
2008 foi inaugurado na EEF Zila Belém o Laboratório Educacional de Informática
(LEI), intitulado François Lopes Cardoso, ressaltando a homenagem feita pela
comunidade ao diretor desta escola.
JUSTIFICATIVA
Estudos e levantamentos
feitos na E.E.F. Zila Belém para elaboração de Plano de Desenvolvimento da
Escola fizeram-nos refletir sobre as situações que estão dificultando a efetiva
aprendizagem dos educandos, sendo necessário desenvolver competências de
gerenciamento para minimizá-las, uma vez que os mesmos foram apresentados
através de dados coletados para reestruturação do PDE, o que justifica a busca
de uma metodologia didática com o objetivo de reduzir as dificuldades dos
alunos em algumas disciplinas que se tornaram críticas.
Por tratar-se de uma escola
localizada na zona urbana periférica os conflitos e os problemas são cada vez
maiores, pois as influências exercidas pela localização são extremamente
fortes. O desafio é desenvolver um trabalho pedagógico que auxilie o educando a
tomar consciência de valores necessários à sua convivência com os outros, como
a questão do respeito, ética, moral, ou seja, valores que possuem dimensões
significativas à vida social.
É importante salientar que
essa carência, observada na maioria dos nossos educandos, reflete
consideravelmente na aprendizagem dos mesmos. Portanto, em caráter de urgência
é necessário que a Unidade Escolar desenvolva e, sobretudo, se envolva em
atividades voltadas para o resgate dos nossos educandos baseados em critérios
de ações pautadas não só na assimilação de conteúdos, o que temos consciência
que é extremamente útil como também problemas fundamentais que assolam nossa
comunidade. Inspirados em uma proposta pedagógica que tem como objetivo último
permitir que EEF Zila Belém seja uma escola eficaz, promovemos a busca da
qualidade do processo ensino-aprendizagem pautados em três aspectos
indissociáveis abordados na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola os
quais destacamos a seguir:
Ø Missão da Escola
Oferecer aos nossos alunos o
acesso ao saber de forma ativa e contextualizada, desenvolvendo a criatividade
e a participação nas atividades escolares, valorizando as potencialidades dos
alunos e da comunidade escolar.
Ø Valores
·
Equipe escolar comprometida e unida;
·
Professores qualificados;
·
A escola é bem vista pela comunidade;
Ø Nossa Visão de Futuro
Queremos uma escola que
ofereça ensino de qualidade proporcionando o sucesso para todos os alunos e
para a equipe escolar.
Estas três dimensões
permeiam as discussões em torno do sucesso da Unidade Escolar, buscam um
consenso na efetivação desse processo e, sobretudo são plausíveis de mudanças
adequando-se a nossa realidade educacional.
OBJETIVOS
ESTRATÉGICOS, ESTRATÉGIAS E METAS
De acordo com estudos e
levantamentos obtidos na reelaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola,
percebeu-se a necessidade de estipular algumas ações relativas à melhoria do
processo ensino-aprendizagem, as quais são destacadas no quadro a seguir:
Objetivos Estratégicos
|
Estratégias
|
Metas
|
1- Melhorar o desempenho
acadêmico dos alunos
|
1.1-Concentrar esforços nas séries e disciplina crítica (língua
portuguesa).
|
1.1.01- Diminuir em 30% o índice geral de baixo desempenho dos alunos
dos 1º aos 9º anos.
|
|
1.2-Promover capacitação para os professores na disciplina e séries
críticas.
|
1.2.01- Capacitar 50 professores do 1º ao 9º anos nos conteúdos e
técnicas de ensino.
|
Objetivos Estratégicos
|
Estratégias
|
Metas
|
2- Democratizar a Gestão Escolar
|
2.1-Promover interação entre Gestão, Docentes e Funcionários.
|
2.1.01- Produzir ações bimestrais das atividades e desempenho da
unidade escolar.
|
|
2.2-Efetivar o Conselho Escolar
|
2.2.01- Promover uma reunião mensal com os membros do conselho
escolar.
|
3- Tornar o ambiente escolar propício à formação educacional.
|
3.1- Conscientizar os membros da escola de sua função através de
normas e regulamentos estabelecidos pela unidade escolar.
|
3.1.01- realizar uma reunião bimestral com todos os segmentos da
escola para definir funções, normas e regulamentos.
|
REFERENCIAL TEÓRICO
As ações educacionais
abordadas no Projeto Político-Pedagógico da EEF Zila Belém são respaldadas em
princípios que norteiam a sua execução em consonância com as normas existentes
na LDB e dessa forma definindo as características assumidas pela escola que
planejamos construir. No que concerne ao ambiente interno da escola, esta se
organiza através do seu regimento, traduzindo e aplicando orientações para
definir as relações entre os alunos, professores e comunidade em geral. Face a essas
constatações procuramos definir com clareza nossa proposta de ensino,
enfatizando a aprendizagem dos nossos educandos. Nesse sentido, as concepções
pedagógicas abordadas nesta Unidade Escolar são consolidadas através de
metodologias de trabalho que proporcionam ao educando o desenvolvimento de suas
competências e habilidades.
A organização do projeto
está fundamentada em princípios que deverão garantir a escola não só com função
de educar, mas, sobretudo de preparar para a vida, o que transcende atividades meramente
burocráticas. Nesse contexto, é válido destacar a participação de todos os segmentos
que compõem a escola, uma vez que os mesmos possuem papéis relevantes a cumprir
e refletem o processo de aprimoramento das instituições educacionais.
A partir dessa postura
pedagógica, vislumbra-se uma concepção de escola como instituição capaz de
desenvolver nos alunos capacidades intelectuais, afetivas e sociais, ao invés
de mera transmissora de conteúdos, onde o conhecimento resulta de um processo
interativo, entre o homem e a realidade que o cerca.
Trabalhamos os conteúdos
programáticos de todas as disciplinas da proposta curricular valorizando as
diversas capacidades existentes dentro da sala de aula, avaliando-se não só de
forma quantitativa, mas qualitativa. Valorizamos ainda as experiências trazidas
da sua vida cotidiana, fazendo com que aconteça em sala de aula uma interação
positiva entre professor e aluno e vice-versa. As metodologias adotadas fazem
com que as aulas tornem-se prazerosas, como também o ambiente escolar, fazendo
com que o corpo discente não se ausente tanto da unidade de ensino.
Os alunos são a razão da
existência de nossa unidade, por isso, de forma humanista, buscamos desenvolver
nos alunos capacidades intelectuais, afetivas e sociais. Os professores são
profissionais que de forma contextualizada, não se limitam a transmitir
conteúdo, mas torna os alunos seres conhecedores de sua realidade e que de
forma crítica buscam transformar sue destino.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
“Aprender não consiste em incorporar informações já
constituídas e sim, em redescobri-las e reinventá-las através da própria
atividade do sujeito”
Jean Piaget
A proposta da avaliação
concebida pela E.E.F. Zila Belém é respaldada em preceitos abordados pela LDB
que prevê um caráter diagnóstico, contínuo e sistemático, enaltecendo e
valorizando sobretudo a aprendizagem do aluno. Considerando o desnível de
conhecimento apresentado por alguns alunos, é imprescindível auxiliar o
desenvolvimento dos mesmos dentro do plano aplicado. Dentro desta perspectiva,
a forma tradicional de avaliação deixa de oferecer o resultado esperado, por
não retratar exatamente a evolução e o perfil de cada um em sala de aula.
Segundo Regina Cauzaux: “A
avaliação deve ser um instrumento para estimular o interesse e motivar o aluno
para maior esforço e aproveitamento, e não uma arma de tortura ou punição”.
Assim. A avaliação não deve contemplar apenas competências escritas e sim
abranger todo um processo de participação, interação, respeito e criatividade.
Na busca de soluções, cabe a cada professor aplicar a avaliação do sue aluno
como um todo, incentivando-o a melhorar seus hábitos, tornando-se assim um
sujeito crítico, participativo, consciente de seus direitos e deveres. Através
da avaliação o aluno é estimulado a desenvolver seu senso crítico e com isso
levá-lo a autonomia intelectual. Predominar medo e submissão é levar o aluno a
condição de mero espectador do processo ensino-aprendizagem desarticulando e
fragmentando a prática escolar em busca da assimilação de conhecimentos.
Em relação à EEF Zila
Belém, estabelecemos como nota mínima para aprovação a média 5.0, considerando
atividades a serem executadas pelos alunos, sob a orientação do professor, com
intuito de criar situações de aprendizagens mais dinâmicas e efetivas,
respaldadas em questionamentos e reflexões. No que concerne aos estudos de
recuperação, estes são respaldados em princípios estabelecidos pela Resolução
384/2004, que proporciona estratégias com objetivo de adotar procedimentos para
a realização do processo de recuperação.
Segundo o art. 4º:
competirá ao professor estabelecer estratégias de recuperação, podendo adotar
processos pedagógicos diversos, como pesquisas, estudo de módulos, trabalhos
individuais ou em grupos, leituras complementares, relatos de experiências e
outras atividades que, a seu critério forem julgadas adequadas, sempre voltadas
a aprimorar a aprendizagem do aluno.
Portanto, a avaliação do
desempenho dos educandos reflete a busca do aprendizado constante em todos os
segmentos que compõem a Unidade Escolar.
O QUE É O SPAECE?
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da
Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de
Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico,
caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as
competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio,
em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação
identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação
abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens
elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os
Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também,
questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de
estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.
Por considerar a importância da avaliação como instrumento
eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE,
incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino
Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a
ter três focos:
- Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano).
- Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e
- Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).
O QUE É O IDEB?
O
IDEB é a combinação de dois indicadores educacionais – Aprovação e Desempenho
dos estudantes – obtidos, respectivamente, a partir do Censo Escolar e da Prova
Brasil. As metas do IDEB para escolas, municípios e Unidades da Federação foram
estabelecidas considerando cada estágio de desenvolvimento educacional dessas
unidades de referência e, também, a diminuição das desigualdades entre elas. O
Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece como metas que, até 2022, o
IDEB do Brasil para os anos iniciais seja 6,0 e para os anos finais 5,5 – média
que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países
desenvolvidos.
PROPOSTA CURRICULAR
A EEF Zila Belém direciona
sua proposta curricular orientada por princípios que buscam o aceso ao saber,
objetivando condições favoráveis a sua melhoria. Apoiado em pressupostas de uma
educação emancipadora o ensino ministrado é coerente com as normas
estabelecidas pela Lei 9394/96, Resoluções do CEC e o próprio Regimento Escolar
que reflete as práticas educativas estabelecidas nessa instituição.
Segundo o art.2° da LDB –
“A educação é dever da família e do Estado, inspira nos princípios de liberdade
e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno
desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
qualificação para o trabalho.”
Portanto a proposta
curricular apresentada está fundamentada na legislação em vigor respaldada na
Resolução 410/2006 que dispõe sobre a ampliação do Ensino Fundamental para 09
anos de duração. A Unidade Escolar no ano em curso já recebeu alunos com a
faixa etária de 06 anos provenientes da educação infantil considerando um
trabalho direcionado a proporcionar ao educando um ambiente acolhedor e
familiar. O art.71 do Regimento Escolar tem por objetivo a formação básica do
cidadão mediante:
a)
O
desenvolvimento da capacidade de aprender tendo pleno domínio da leitura, da
escrita e do cálculo;
b)
A
compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia,
das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
c)
O
desenvolvimento da capacidade de aprender tendo em vista a aquisição de
conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
d) “O fortalecimento dos vínculos de
família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se
assenta a vida social.”
As disciplinas são
trabalhadas de acordo com o que estabelece os artigos 72 e73 do Regimento
Escolar, que é válido destacar:
“Art.72- No
desenvolvimento dos currículos as matérias serão tratadas”:
a)
Nas
séries iniciais do ensino fundamental, sem ultrapassar a 4ª série,
predominantemente como atividade;
b)
Nas
demais séries do ensino fundamental com predominância da área de estudo e/ou
disciplina;
c)
“Em
todo o desenvolvimento curricular do ensino fundamental serão distribuídos de
modo a assegurar o relacionamento, a ordenação e a segurança dos estudos.”
“Art.73 – O currículo do
ensino fundamental terá base nacional comum, contendo uma parte diversificada
para atender às peculiaridades locais aos planos de estabelecimentos e às
diferenças individuais dos alunos”.
Assim, a presente proposta curricular
sugere reflexões para que os educadores desenvolvam suas práticas educativas de
acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, objetivando melhorias
constantes na qualidade do ensino ministrado nessa instituição.
Nessa concepção destacam-se os objetivos
a serem alcançados pela EEF Zila Belém, nos diversos segmentos que a compõem:
·
Melhorar
o desempenho acadêmico dos alunos;
·
Dinamizar
a gestão da escola, assegurando um desempenho de excelência na rotina da
escola;
·
Concentrar
esforços nas séries e disciplinas críticas;
·
Promover
capacitação para os professores nas disciplinas e séries críticas;
·
Tornar
o ambiente escolar propício à formação educacional;
Nessa perspectiva, é válido destacar
os diversos objetivos a serem alcançados pelas disciplinas ministradas no
Ensino Fundamental, de acordo com os preceitos estabelecidos pelos PCNs e a
proposta curricular inerente ao município.
2º ANO:
LÍNGUA
PORTUGUESA
OBJETIVOS
·
Participar
de diferentes situações de comunicação oral;
·
Reconhecer
a necessidade da linguagem escrita a partir da organização coletiva e com ajuda
para planejar e realizar tarefas concretas;
·
Identificar
situações que envolvem leitura de sílabas e formação de palavras e frases;
·
Participar
de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as idéias
expostas.
MATEMÁTICA
·
Resolução
de problemas na exploração da Matemática a partir dos problemas vividos no
cotidiano e encontrado nas várias disciplinas;
·
Demonstrar
condições de autonomia nas várias situações, problemas que envolvam o
raciocínio lógico;
·
Permitir
ao aluno condições para desenvolver cálculos de adição e subtração, por meio de
estratégias pessoais;
·
Reconhecimento
de números que aparecem no dia-a-dia;
·
Perceber
a grandeza de um número pela quantidade de algarismos e pelos valores
posicionais que cada um possui dentro do número.
ARTE
EDUCAÇÃO
·
Observar,
compreender e conhecer as diversas formas de produções artísticas;
·
Desenvolver
trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem,
da colagem e da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado, o respeito pelo
processo de produção e criação;
·
Perceber
que nas atividades de expressão plástica, musical e cênica são importantes as
experiências, perspectivas de visualidade, sonoridade e tato e que essas
experiências, isoladas ou em conjunto, vão ajudar a criança compreender a
realidade e sua representação, ampliando as suas leituras do mundo.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
·
Permitir
o aluno desenvolver sua capacidade comunicativa;
·
Identificar
os sentimentos com componentes da individualidade;
·
Reconhecer
os vários grupos sociais e os espaços por eles ocupados;
·
Entender
a dinâmica da escola através de sua história e de organização no tempo e no
espaço;
·
Considerar
sua pessoa com o um ser importante no contexto histórico social e cultural;
·
Reconhecer
os grupos sociais que integram culturas, costumes e tradições.
ENSINO
RELIGIOSO
·
Permitir
situações que facilitem o desenvolvimento integral da pessoa humana;
·
Possibilitar
a identificação do significado das escolhas religiosas;
·
Desenvolver
o conhecimento sobre Jesus, Deus feito homem, a partir do texto bíblico, tendo
em vista perceber a ação do amor de Deus em nossa vida;
·
Valorizar
a natureza para a construção de uma vida em harmonia;
·
Respeito
em relação ao bem-estar do outro, percebendo a fraternidade e a ética como
indispensáveis a nossa resposta ao projeto de Deus em nossa vida.
CIÊNCIAS
·
Compreender
a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente
de transformação do mundo em que vive;
·
Observar,
registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos
ambientes, identificando a presença comum de alguns seres vivos.
3º ANO:
LÍNGUA
PORTUGUESA
OBJETIVOS
·
Compreender
o sentido nas mensagens orais e escritas;
·
Formar
frases partindo da identificação de palavras e expressões;
·
Identificar
o significado de palavras e das relações de resultado entre as palavras;
·
Compreender
e interpretar informações gramaticais;
·
Reconhecer
o proposto comunicativo da mensagem.
MATEMÁTICA
·
Apresentar
capacidade de ler, interpretar e formular problemas;
·
Ter
capacidade, gesto, confiança para aprender a enfrentar desafios e situações
problemáticas;
·
Desenvolver
o pensamento lógico-matemático;
·
Desenvolver
a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar e
sintetizar o conhecimento lógico-matemático.
ARTE
EDUCAÇÃO
·
Criar
e construir formas plásticas e visuais;
·
Reconhecer
o significado expressivo das artes visuais;
·
Integrar
e comunicar com outros através de gestos e dos movimentos;
·
Interpretar
músicas vivenciando um processo individual ou grupal em ambientes diversos;
·
Reconhecer
e criticar ações de manipulação contrárias à autonomia e éticas humanas
vinculadas por manifestações artísticas.
HISTÓRIA
E GEOGRAFIA
·
Propiciar
ao aluno vivências de auto-reconhecimento visando o desenvolvimento dos
conceitos de identidade e de grupo social;
·
Desenvolver
o senso de observação quanto aos diferentes elementos da paisagem urbana e
rural;
·
Reconhecer
a importância da ação do homem no aproveitamento dos recursos naturais e na
preservação do meio ambiente;
·
Identificar
as regiões que formam o município;
·
Desempenhar
atitudes significativas para preservação ambiental;
ENSINO
RELIGIOSO
·
Ler
com os alunos textos de reflexão, tirando mensagens da vida;
·
Falar
graficamente através de desenhos o que está no fundo d alma e do coração;
·
Dramatizar
histórias da Bíblia.
CIÊNCIAS
·
Descobrir
a necessidade de cuidar da natureza para proteger a vida;
·
Reconhecer
a existência dos seres vivos no ambiente e a diversidade desses na natureza;
·
Conhecer
o desenvolvimento do seu corpo e as etapas pelas quais o corpo passa para se
desenvolver;
·
Reconhecer
os cuidados que é preciso ter com a alimentação para garantir uma vida
saudável;
·
Perceber
a importância dos cuidados com o lixo, o solo e a água para preservar o
ambiente e a saúde, desenvolvendo atitudes de participação criativa e
preservação.
4º ANO:
LÍNGUA
PORTUGUESA
OBJETIVOS
·
Perceber
os diferentes propósitos da leitura, tornando-a mais prazerosa;
·
Empregar
corretamente a construção da escrita de acordo com o que é proposto na
gramática;
·
Redigir
textos a partir da gramática internalizada, transformando sempre que necessário
no uso padrão da língua;
·
Ler
e compreender os diversos tipos de textos como forma de ampliar o conhecimento,
fator importante na formação do leitor proficiente;
·
Reconhecer
o propósito comunicativo do texto, tornando-se capaz de elaborar comentário
crítico.
MATEMÁTICA
·
Possibilitar
o reconhecimento do número em seu contexto matemático e social;
·
Formalizar
operações conhecendo suas regras e propriedades;
·
Interpretar
problemas matemáticos, empregando a operação designada a partir do seu
conhecimento adquirido, sendo capaz de solucionar problemas matemáticos.
·
Explorar
a história dos números através do desenvolvimento das civilizações.
ARTE
EDUCAÇÃO
·
Criar
e construir formas plásticas e visuais;
·
Observar,
estudar e compreender as diferentes obras artísticas e movimentos artísticos;
·
Explorar
competências corporais e de criação dramática;
·
Reconhecer
e utilizar os elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e
ação dramática.
HISTÓRIA
·
Facilitar
a compreensão da história como um processo que parte do individual para o
coletivo, incentivando-o a conhecer sua história;
·
Perceber
que somos agentes ativos na construção histórica, tendo em vista a nossa função
na sociedade;
·
Compreender
os diferentes momentos históricos pelos quais o Estado passou inserindo-se no
contexto nacional;
·
Desenvolver
postura de cidadania e participação a partir da noção de Estado de Direito, da
luta pela ampliação das conquistas sociais e da defesa da justiça social.
GEOGRAFIA
·
Compreender
que o espaço geográfico é o resultado da integração entre sociedade e natureza,
portanto, possível de transformação;
·
Conhecer
e compreender as ações do homem que transforma o espaço geográfico;
·
Manusear
Mapas sendo capaz de localizar a cidade em que reside;
·
Compreender
que a democracia é uma forma de governo que respeita a personalidade e a
liberdade do homem.
ENSINO
RELIGIOSO
·
Respeitar
a religiosidade como parte da herança do ser humano;
·
Reconhece
na imagem do semelhante a presença de Deus;
·
Identificar
a Bíblia como palavra de Deus e documento histórico;
CIÊNCIAS
·
Identificar
os espaços do planeta que podem ser ocupados pelo homem, investigando os seres
vivos já existentes, sua relação com o ambiente e adaptação;
·
Reconhecer
a importância da água para os seres vivos;
·
Identificar
causas e conseqüências da poluição desenvolvendo atitudes de preservação;
·
Identificar
as principais formas de obtenção de energia e alguns processos de
transformação, reconhecendo a importância da ciência e da tecnologia na
educação humana;
·
Compreender
a saúde como um bem individual e social, estabelecendo relações entre higiene
pessoal, ambiental e condições alimentícias.
5º ANO:
LÍNGUA
PORTUGUESA
OBJETIVOS
·
Discutir,
compreender e explorar as idéias do texto;
·
Explorar
as diversas possibilidades da interpretação do texto;
·
Observar,
a partir da gramática, o mecanismo de flexão da língua;
·
Usar
corretamente os símbolos próprios da escrita de acordo com os conteúdos trabalhados;
·
Ampliar
a habilidade de leitura;
·
Produzir
textos variados, onde sejam explorados os diferentes tipos de textos
trabalhados.
MATEMÁTICA
·
Ampliar
o significado do número e das operações fundamentais;
·
Interpretar
e produzir escritos numéricos envolvendo os números naturais e racionais;
·
Utilizar
adequadamente em resolução de situação-problema, os significados das operações
fundamentais com os números naturais;
·
Construir
conceito de número racional e suas representações, fazendo uso da linguagem
matemática adequada.
ARTE
EDUCAÇÃO
·
Desafiar
e ampliar a expressão e comunicação de imagens, idéias, pensamentos e
sentimentos pela forma singular da representação estética;
·
Executar
o pensamento visual, mediante a capacidade e habilidade de simbolizar pela
linguagem visual, tornando visível por meio da forma e da matéria a temática a
ser desenvolvida;
·
Perceber
as semelhanças e diferenças entre as produções realizadas;
·
Perceber
as diferentes possibilidades de representar a realidade.
HISTÓRIA
·
Compreender
o processo de formação do nosso povo, o cotidiano das sociedades aqui
historicamente construídas situando a posição que o homem ocupa em sua
estrutura social;
·
Buscar
com o ensino de história, mais que uma narrativa de acontecimento, a
compreensão das estruturas sociais;
·
Perceber
e estudar as mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas no Brasil com a
chegada dos portugueses e os demais estrangeiros;
·
Perceber
concretamente as mudanças que afetaram o país transformando-o numa grande nação
e nesse contexto, reconhecer nela a diversidade dos agrupamentos que a
constituem das suas relações políticas, econômicas e sociais.
GEOGRAFIA
·
Compreender
o espaço geográfico é o resultado da interação entre sociedade e natureza, e
por isso, possível de modificações;
·
Identificar
as relações e interações entre os espaços da família, da comunidade, do bairro,
do município, etc., levando em consideração a ação do homem em construir o seu
espaço geográfico;
·
Conhecer
a economia do seu país, as relações comerciais entre um país e outro,
compreendendo os diferentes tipos de relações (harmonias ou conflitos) no
trabalho, na produção, no desenvolvimento do país, na produção e nas trocas;
·
Perceber
a importância dos meios de comunicação e de transportes para o desenvolvimento
e projeção do país.
ENSINO
RELIGIOSO
·
Perceber
as relações do homem com Deus ao longo de sua história.
·
Entender
a trajetória da humanidade, tendo com fonte de vida, a presença constante de
Deus na vida de cada um.
·
Perceber
o amor total de Deus para com cada filho, sem diferenciação de credo, raça, cor
e questão social.
CIÊNCIAS
·
Estabelecer
relações e diferenças entre os seres vivos;
·
Caracterizar
o processo de classificação dos seres vivos, distinguido ser vivo animal do
vegetal, reconhecendo suas diferenças e semelhanças;
·
Estabelecer
relação entre alimentação, crescimento e manutenção do corpo identificando
hábitos alimentares de deferentes culturas;
·
Identificar
as fases da vida, estabelecendo relações entre elas, compreendendo cada fase
como um conjunto integrado de vida que externa emoção, sentimentos, sensações a
partir da interação com cada órgão e com o mundo.
·
Identificar
causas, e conseqüências da poluição da água, do ar e do solo e processos de
tratamento do lixo, desenvolvendo atitudes de preservação do ambiente e
valorização da vida.
6º AO 9º ANO:
LÍNGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Aceitar
a norma culta e reconhecer a importância de explorar ativamente as palavras que
compõem o campo morfológico de nossa língua;
·
Perceber
a importância de conhecer as normas gramaticais para o domínio do padrão culto
de nossa língua;
·
Perceber
elementos fonéticos distinguindo o som da representação gráfica, observando e
ressaltando a importância da sílaba tônica;
·
Habituar-se
a leitura de texto em livros, revistas jornais e antologias;
·
Perceber
a intertextualidade como recurso literário, valorizando a importância do
contexto para o reconhecimento dos diversos níveis de linguagem;
·
Conscientizar-se
da importância da morfossintaxe em seus níveis de articulação, enquanto
possibilitadora da expressão escrita do pensamento;
·
Sensibilizar-se
pela linguagem poética;
·
Montar
e desmontar palavras observando e reconhecendo os elementos estruturais e o
processo de formação de cada uma.
LÍNGUA INGLESA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Utilizar
as estratégias verbais e não-verbais, a fim de favorecer a efetiva comunicação
e alcançar o efeito pretendido em situações de produção e leitura;
·
Construir
consciência lingüística e consciência crítica dos usos que se fazem da Língua
Estrangeira que está aprendendo;
·
Desenvolver
a capacidade cognitiva de ler, escrever, falar e ouvir em Língua Inglesa;
·
Introduzir
vocabulário ativo com palavras novas, sabendo empregá-las com eficiência;
·
Conhecer
e usar a Língua Inglesa como instrumento de acesso a informações a outras
culturas e grupos sociais.
ARTE EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Conhecer
materiais e técnicas de produção visual;
·
Observar
as artes visuais no seu ambiente;
·
Observar
as artes visuais como uma produção de uma realidade histórica e geograficamente
constituída;
·
Comunicar-se
através das artes plásticas;
·
Expressar-se
através do desenho, da pintura, da colagem e de outras modalidades plásticas
utilizando-se da percepção e da imaginação, da sensibilidade e da reflexão;
·
Conhecer
a diversidade cultural através da apreciação, da leitura e interpretação de
obras de arte.
HISTÓRIA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Entender
e correlativar as diversas concepções de tempos e formas de periodização,
reconhecendo-os como construções culturais e históricas;
·
Interpretar
as experiências na sua historicidade articulando sujeitos e acontecimentos a
seu contexto histórico;
·
Ter
noções de tempo e espaço considerando suas experiências e as experiências de
sujeitos de outras épocas e lugares;
·
Saber
estabelecer comparações, refletindo sobre situações do passado e do presente;
·
Comparar
as problemáticas atuais relacionado-as com outras situações históricas
percebendo as permanências e as mudanças sócio-econômicas e política;
·
Despertar
o senso crítico com relação aos movimentos sociais do Brasil ontem e hoje.
GEOGRAFIA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Compreender
a evolução do pensamento geográfico, onde a geografia deixou de ser
restritamente física para adquirir uma visão analítica, crítica, sugestiva,
social, econômica, política e humanista diante das profundas e cada vez mais
rápidas mudanças do mundo em que vivemos;
·
Perceber
que a geografia pode articular-se de forma interdisciplinar com outras ciências
na construção e aprimoramento do aprendizado;
·
Adquirir
a capacidade de percepção da paisagem como produção de experiência humana;
·
Desenvolver
hábitos de trabalhar com mapas, escalas, gráficos e outros instrumentos de
geografia na escola nos diversos âmbitos da vida considerando-os como elementos
capazes de fornecer uma visão de mundo.
HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Ressignificar
a contribuição dos negros na construção da história, da cultura e da memória da
nação brasileira;
Atende a Lei 10639 de 09
de janeiro de 2003 do Ministério da Educação que considerando a relevância do
tema instituiu a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos
africanos nos currículos escolares do ensino fundamental e médio.
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Ler
e interpretar textos de matemática;
·
Ler,
interpretar e utilizar representações matemáticas (tabelas, gráficos,
expressões, etc.);
·
Utilizar
os diferentes significados e representações dos números naturais inteiros, racionais
e das operações envolvendo esses números, para resolver problemas, em contextos
sociais, matemáticos ou de outras áreas do conhecimento;
·
Aplicar
conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras
áreas do conhecimento;
·
Identificar
e analisar padrões ou modelos matemáticos em situações do cotidiano.
CIÊNCIAS
COMPETÊNCIA E HABILIDADES
·
Valorizar
a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes;
·
Compreender
a importância da utilização do solo para sobrevivência e manutenção da vida;
·
Identificar
diferentes tecnologias que permitem as transformações de materiais e de energia
necessárias às atividades humanas;
·
Reconhecer
a importância da conservação da água como substância elementar de
sobrevivência;
·
Compreender
a natureza como um todo dinâmico e o ser humano em sociedade como agente de
transformações do mundo em que vive em relação essencial com os demais seres
vivos e componentes diversos do ambiente
ENSINO RELIGIOSO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Adquirir
uma visão da religião como mecanismo de busca espiritual e de melhoria das
relações humanas;
·
Conhecer
e respeitar a pluralidade cultural, incluindo o credo como exercício da moral,
da ética e da cidadania;
·
Respeitar
o direito do outro de ter o credo que escolher ou de não tê-lo;
·
Compreender
a dimensão histórica das religiões no fator de desenvolvimento sócio-cultural,
econômico e político de todos os povos;
·
Ampliar
as informações sobre as religiões.
ACOMPANHAMENTO
AO RECREIO
Assegurar e manter a
escola como um espaço à aprendizagem é um desafio para a EEF Zila Belém.
Buscamos constantemente proporcionar aos nossos educandos estímulos às
situações que busquem esse aprendizado, inclusive no momento da recreação.
Com
a inauguração da quadra de esportes Valderi Furtado Leite, em julho de 2007, a
escola vem desenvolvendo projetos de recreação e iniciação esportiva com as
turmas matriculadas nesta Unidade de Ensino.
Nessa perspectiva, a
escola procura desenvolver projetos específicos, como o recreio dirigido, com
objetivo de dinamizar a recreação dos nossos educandos e, sobretudo resgatar a
performance educativa proposta pelo momento do recreio, concebendo-o como um
momento de socialização de conhecimentos e novas práticas de convivência.
ESTRATÉGIAS E CRONOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
DO PROJETO PEDAGÓGICO
A eficácia do projeto
político-pedagógico está articulada a procedimentos que permitam uma visão de
como o projeto está sendo operacionalizado, uma vez que a sua execução está
sujeita às variações e a desafios constantes.
Considerando que o projeto
político-pedagógico prevê a melhoria dos índices de produtividade da escola em
todos os aspectos, conclui-se que a avaliação desta proposta deve ser realizada
continuamente com intuito de contornar e sanar possíveis falhas, em tempo
hábil.
É imprescindível reconhecer
que o projeto político-pedagógico reflete a “Fisionomia da Escola”, e significa
mais que uma intenção educativa; consiste em uma realidade onde predomina a
vontade de acertar.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
·
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à
prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
·
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do Processo
Ensino-Aprendizagem. São Paulo, Àtica, 1995.
·
LEI 9394/96 - DAS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
·
RESOLUÇÃO CEC Nº. 384/2004
·
RESOLUÇÃO CEC Nº. 395/2005
·
RESOLUÇÃO MEC Nº. 410/2006
ótimo
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