PPP-Projeto Político Pedagógico


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ZILA BELÉM















PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
INCLUINDO NOVOS SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO
(REFORMULADO)

















JUAZEIRO DO NORTE-CE

ANO 2012.










APRESENTAÇÃO

A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ZILA BELÉM está localizada à Rua Francisco Cavalcante SN, telefone 3571- 6252, no parque triângulo, bairro periférico de Juazeiro do Norte, Ceará. Criada pelo artigo 1º da Lei 888 inscrita no CNPJ sob o nº. 01.920.629/0001-12 e identificada no censo escolar com nº. 23166142.
Em 2005 houve alterações no quadro administrativo das escolas municipais, objetivando escolas mais democráticas, e foram implementados os núcleos gestores. No que concerne a esta Unidade Escolar, o núcleo gestor é composto pelo Diretor Administrativo FRANÇOIS LOPES CARDOSO, a Coordenadora Pedagógica LUIZA IDELZUITE GUIMARÃES ALVES, o Apoio Pedagógico MARIA DE FÁTIMA ALENCAR COSTA e pela Secretária Escolar REGINA FERNANDES DA SILVA OLIVEIRA. Inicialmente a escola funcionou com apenas duas salas de aulas, nos turnos matutino e vespertino, no entanto, com o passar dos anos e objetivando atender as necessidades e demanda da clientela, a escola passou a oferecer as seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano (Resolução 410/2006 que dispõe sobre a ampliação do ensino fundamental para 09 anos de duração no Sistema de Ensino do Estado do Ceará) e Educação de Jovens e Adultos (de acordo com os artigos 5º e 24), com um contingente de 1.772 alunos, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno, além de 96 servidores distribuídos em 72 professores e 24 funcionários.
A busca de educação que priorize o acesso ao saber de forma ativa e contextualizada antecede a qualquer decisão política, exigência formal ou legal. A organização do projeto político-pedagógico implica repensar a qualidade da escola, o acesso ao conhecimento e, sobretudo, a concepção de homem e de sociedade que queremos construir. Essa postura ajuda a construir a proposta pedagógica que ora apresentamos, uma vez que a mesma está fundamentada em uma concepção de ensino que integra todos os segmentos da unidade escolar, enfatizando uma perspectiva didática inclusiva, sugerindo ações que desenvolva uma educação de qualidade para todos.
Desse modo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996) introduziu mudanças significativas quanto à construção das leis que regem a educação brasileira. No tocante à elaboração do projeto político-pedagógico, a Lei 9394/96 prevê no seu art.12 que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”. Assim, a partir da elaboração do projeto político-pedagógico, a escola começa a refletir sobre sua intencionalidade educativa. E válido destacar as diretrizes estabelecidas pela resolução 395/2005 do CEE que preconiza aspectos para a formulação do projeto político-pedagógico nas instituições de ensino. Esta resolução prevê no seu art.3º que “O Projeto Pedagógico é um instrumento da gestão que expressa a proposta educativa da escola, define o rumo, a intenção e os processos que a instituição de ensino utilizará para cumprir as metas e objetivos estabelecidos, e por se constituir, na sua essência, um processo educativo estará em permanente avaliação e reelaboração”.
Considerando o processo de construção do projeto dinâmico exigindo assim esforço coletivo e comprometimento, ressaltamos a elaboração do mesmo, através de momentos inter-relacionados. De início realizamos o diagnóstico situacional com objetivo de refletirmos aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem no tocante a formas de organização dos conteúdos, processos de avaliação, gestão da escola, repetência, evasão, indisciplina. Justifica-se, pois a elaboração desse projeto em consonância com Plano de Desenvolvimento da Escola, uma vez que foi detectado através da reestruturação do PDE fatores que impedem a realização de uma aprendizagem eficaz em todos os níveis de ensino.
Assim, o projeto não se faz isolado do seu contexto social e procura contemplar perspectivas educacionais diversas, sobretudo no que concerne às práticas pedagógicas a serem executadas a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, onde temos a preocupação constante de valorizar as peculiaridades dos alunos e incorporar a diversidade, atendendo a todos na escola sem nenhum tipo de distinção.
Considerando essa proposta, e baseado na Política Nacional de Educação Inclusiva, a EEF Zila Belém implantou em 2009 a Sala de Recursos Multifuncionais a partir da aprovação do projeto Somos diferentes sim, descaracterizados não, elaborado em 2008 pelo diretor administrativo François Lopes Cardoso e pela professora Ana Cláudia Fulgêncio de Lima. A criação da Sala de Recursos Multifuncionais é considerada como premissa básica para o atendimento legítimo aos alunos com deficiência na EEF Zila Belém e de comunidades próximas ligadas a Rede Municipal de Educação. A Constituição Federal, nos seus artigos 205, 206 e 208 assegura esse atendimento e a LDB 9.394/96, nos seus artigos 58, 59 e 60, legitima a Educação Especial como uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis educacionais. A Lei 10.436/02 e no Decreto 5.626 de 22/12/2005 assegura como direito as Salas de Recursos Multifuncionais para que haja um atendimento adequado nas escolas onde há registro de alunos com deficiência matriculados ou os Centros de Atendimento Educacional Especializado. Essa Lei orienta e assegura também que o atendimento especializado é uma complementação do Ensino Regular e, nesse sentido, recomenda que as escolas disponham de condições adequadas para atendê-los.
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) é um programa educacional criado pela Portaria Nº 522/MEC, de 09 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de tecnologias de informática e comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio. Atendendo a este dispositivo legal em 04 de dezembro de 2008 foi inaugurado na EEF Zila Belém o Laboratório Educacional de Informática (LEI), intitulado François Lopes Cardoso, ressaltando a homenagem feita pela comunidade ao diretor desta escola.

JUSTIFICATIVA

Estudos e levantamentos feitos na E.E.F. Zila Belém para elaboração de Plano de Desenvolvimento da Escola fizeram-nos refletir sobre as situações que estão dificultando a efetiva aprendizagem dos educandos, sendo necessário desenvolver competências de gerenciamento para minimizá-las, uma vez que os mesmos foram apresentados através de dados coletados para reestruturação do PDE, o que justifica a busca de uma metodologia didática com o objetivo de reduzir as dificuldades dos alunos em algumas disciplinas que se tornaram críticas.
Por tratar-se de uma escola localizada na zona urbana periférica os conflitos e os problemas são cada vez maiores, pois as influências exercidas pela localização são extremamente fortes. O desafio é desenvolver um trabalho pedagógico que auxilie o educando a tomar consciência de valores necessários à sua convivência com os outros, como a questão do respeito, ética, moral, ou seja, valores que possuem dimensões significativas à vida social.
É importante salientar que essa carência, observada na maioria dos nossos educandos, reflete consideravelmente na aprendizagem dos mesmos. Portanto, em caráter de urgência é necessário que a Unidade Escolar desenvolva e, sobretudo, se envolva em atividades voltadas para o resgate dos nossos educandos baseados em critérios de ações pautadas não só na assimilação de conteúdos, o que temos consciência que é extremamente útil como também problemas fundamentais que assolam nossa comunidade. Inspirados em uma proposta pedagógica que tem como objetivo último permitir que EEF Zila Belém seja uma escola eficaz, promovemos a busca da qualidade do processo ensino-aprendizagem pautados em três aspectos indissociáveis abordados na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola os quais destacamos a seguir:

Ø  Missão da Escola
Oferecer aos nossos alunos o acesso ao saber de forma ativa e contextualizada, desenvolvendo a criatividade e a participação nas atividades escolares, valorizando as potencialidades dos alunos e da comunidade escolar.
Ø  Valores
·         Equipe escolar comprometida e unida;
·         Professores qualificados;
·         A escola é bem vista pela comunidade;
Ø  Nossa Visão de Futuro
Queremos uma escola que ofereça ensino de qualidade proporcionando o sucesso para todos os alunos e para a equipe escolar.
Estas três dimensões permeiam as discussões em torno do sucesso da Unidade Escolar, buscam um consenso na efetivação desse processo e, sobretudo são plausíveis de mudanças adequando-se a nossa realidade educacional.


OBJETIVOS ESTRATÉGICOS, ESTRATÉGIAS E METAS

De acordo com estudos e levantamentos obtidos na reelaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola, percebeu-se a necessidade de estipular algumas ações relativas à melhoria do processo ensino-aprendizagem, as quais são destacadas no quadro a seguir:

Objetivos Estratégicos
     Estratégias
                Metas
1- Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos
1.1-Concentrar esforços nas séries e disciplina crítica (língua portuguesa).
1.1.01- Diminuir em 30% o índice geral de baixo desempenho dos alunos dos 1º aos 9º anos.

1.2-Promover capacitação para os professores na disciplina e séries críticas.  
1.2.01- Capacitar 50 professores do 1º ao 9º anos nos conteúdos e técnicas de ensino.
Objetivos Estratégicos
        Estratégias
                 Metas
2- Democratizar a Gestão Escolar
2.1-Promover interação entre Gestão, Docentes e Funcionários.
2.1.01- Produzir ações bimestrais das atividades e desempenho da unidade escolar.

2.2-Efetivar o Conselho Escolar
2.2.01- Promover uma reunião mensal com os membros do conselho escolar. 
3- Tornar o ambiente escolar propício à formação educacional. 
3.1- Conscientizar os membros da escola de sua função através de normas e regulamentos estabelecidos pela unidade escolar.
3.1.01- realizar uma reunião bimestral com todos os segmentos da escola para definir funções, normas e regulamentos.
          

REFERENCIAL TEÓRICO


As ações educacionais abordadas no Projeto Político-Pedagógico da EEF Zila Belém são respaldadas em princípios que norteiam a sua execução em consonância com as normas existentes na LDB e dessa forma definindo as características assumidas pela escola que planejamos construir. No que concerne ao ambiente interno da escola, esta se organiza através do seu regimento, traduzindo e aplicando orientações para definir as relações entre os alunos, professores e comunidade em geral. Face a essas constatações procuramos definir com clareza nossa proposta de ensino, enfatizando a aprendizagem dos nossos educandos. Nesse sentido, as concepções pedagógicas abordadas nesta Unidade Escolar são consolidadas através de metodologias de trabalho que proporcionam ao educando o desenvolvimento de suas competências e habilidades.
A organização do projeto está fundamentada em princípios que deverão garantir a escola não só com função de educar, mas, sobretudo de preparar para a vida, o que transcende atividades meramente burocráticas. Nesse contexto, é válido destacar a participação de todos os segmentos que compõem a escola, uma vez que os mesmos possuem papéis relevantes a cumprir e refletem o processo de aprimoramento das instituições educacionais.
A partir dessa postura pedagógica, vislumbra-se uma concepção de escola como instituição capaz de desenvolver nos alunos capacidades intelectuais, afetivas e sociais, ao invés de mera transmissora de conteúdos, onde o conhecimento resulta de um processo interativo, entre o homem e a realidade que o cerca.
Trabalhamos os conteúdos programáticos de todas as disciplinas da proposta curricular valorizando as diversas capacidades existentes dentro da sala de aula, avaliando-se não só de forma quantitativa, mas qualitativa. Valorizamos ainda as experiências trazidas da sua vida cotidiana, fazendo com que aconteça em sala de aula uma interação positiva entre professor e aluno e vice-versa. As metodologias adotadas fazem com que as aulas tornem-se prazerosas, como também o ambiente escolar, fazendo com que o corpo discente não se ausente tanto da unidade de ensino.
Os alunos são a razão da existência de nossa unidade, por isso, de forma humanista, buscamos desenvolver nos alunos capacidades intelectuais, afetivas e sociais. Os professores são profissionais que de forma contextualizada, não se limitam a transmitir conteúdo, mas torna os alunos seres conhecedores de sua realidade e que de forma crítica buscam transformar sue destino.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM


“Aprender não consiste em incorporar informações já constituídas e sim, em redescobri-las e reinventá-las através da própria atividade do sujeito”  
                                                         
Jean Piaget

A proposta da avaliação concebida pela E.E.F. Zila Belém é respaldada em preceitos abordados pela LDB que prevê um caráter diagnóstico, contínuo e sistemático, enaltecendo e valorizando sobretudo a aprendizagem do aluno. Considerando o desnível de conhecimento apresentado por alguns alunos, é imprescindível auxiliar o desenvolvimento dos mesmos dentro do plano aplicado. Dentro desta perspectiva, a forma tradicional de avaliação deixa de oferecer o resultado esperado, por não retratar exatamente a evolução e o perfil de cada um em sala de aula.
Segundo Regina Cauzaux: “A avaliação deve ser um instrumento para estimular o interesse e motivar o aluno para maior esforço e aproveitamento, e não uma arma de tortura ou punição”. Assim. A avaliação não deve contemplar apenas competências escritas e sim abranger todo um processo de participação, interação, respeito e criatividade. Na busca de soluções, cabe a cada professor aplicar a avaliação do sue aluno como um todo, incentivando-o a melhorar seus hábitos, tornando-se assim um sujeito crítico, participativo, consciente de seus direitos e deveres. Através da avaliação o aluno é estimulado a desenvolver seu senso crítico e com isso levá-lo a autonomia intelectual. Predominar medo e submissão é levar o aluno a condição de mero espectador do processo ensino-aprendizagem desarticulando e fragmentando a prática escolar em busca da assimilação de conhecimentos.
Em relação à EEF Zila Belém, estabelecemos como nota mínima para aprovação a média 5.0, considerando atividades a serem executadas pelos alunos, sob a orientação do professor, com intuito de criar situações de aprendizagens mais dinâmicas e efetivas, respaldadas em questionamentos e reflexões. No que concerne aos estudos de recuperação, estes são respaldados em princípios estabelecidos pela Resolução 384/2004, que proporciona estratégias com objetivo de adotar procedimentos para a realização do processo de recuperação.
Segundo o art. 4º: competirá ao professor estabelecer estratégias de recuperação, podendo adotar processos pedagógicos diversos, como pesquisas, estudo de módulos, trabalhos individuais ou em grupos, leituras complementares, relatos de experiências e outras atividades que, a seu critério forem julgadas adequadas, sempre voltadas a aprimorar a aprendizagem do aluno.
Portanto, a avaliação do desempenho dos educandos reflete a busca do aprendizado constante em todos os segmentos que compõem a Unidade Escolar.


O QUE É O SPAECE?


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.
Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:
  • Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano).
  • Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e
  • Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).


O QUE É O IDEB?
            O IDEB é a combinação de dois indicadores educacionais – Aprovação e Desempenho dos estudantes – obtidos, respectivamente, a partir do Censo Escolar e da Prova Brasil. As metas do IDEB para escolas, municípios e Unidades da Federação foram estabelecidas considerando cada estágio de desenvolvimento educacional dessas unidades de referência e, também, a diminuição das desigualdades entre elas. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece como metas que, até 2022, o IDEB do Brasil para os anos iniciais seja 6,0 e para os anos finais 5,5 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

 

PROPOSTA CURRICULAR


A EEF Zila Belém direciona sua proposta curricular orientada por princípios que buscam o aceso ao saber, objetivando condições favoráveis a sua melhoria. Apoiado em pressupostas de uma educação emancipadora o ensino ministrado é coerente com as normas estabelecidas pela Lei 9394/96, Resoluções do CEC e o próprio Regimento Escolar que reflete as práticas educativas estabelecidas nessa instituição.
Segundo o art.2° da LDB – “A educação é dever da família e do Estado, inspira nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Portanto a proposta curricular apresentada está fundamentada na legislação em vigor respaldada na Resolução 410/2006 que dispõe sobre a ampliação do Ensino Fundamental para 09 anos de duração. A Unidade Escolar no ano em curso já recebeu alunos com a faixa etária de 06 anos provenientes da educação infantil considerando um trabalho direcionado a proporcionar ao educando um ambiente acolhedor e familiar. O art.71 do Regimento Escolar tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante:
a)        O desenvolvimento da capacidade de aprender tendo pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
b)        A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
c)        O desenvolvimento da capacidade de aprender tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
d)       “O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.”
As disciplinas são trabalhadas de acordo com o que estabelece os artigos 72 e73 do Regimento Escolar, que é válido destacar:
“Art.72- No desenvolvimento dos currículos as matérias serão tratadas”:
a)        Nas séries iniciais do ensino fundamental, sem ultrapassar a 4ª série, predominantemente como atividade;
b)        Nas demais séries do ensino fundamental com predominância da área de estudo e/ou disciplina;
c)        “Em todo o desenvolvimento curricular do ensino fundamental serão distribuídos de modo a assegurar o relacionamento, a ordenação e a segurança dos estudos.”
“Art.73 – O currículo do ensino fundamental terá base nacional comum, contendo uma parte diversificada para atender às peculiaridades locais aos planos de estabelecimentos e às diferenças individuais dos alunos”.
Assim, a presente proposta curricular sugere reflexões para que os educadores desenvolvam suas práticas educativas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, objetivando melhorias constantes na qualidade do ensino ministrado nessa instituição.
Nessa concepção destacam-se os objetivos a serem alcançados pela EEF Zila Belém, nos diversos segmentos que a compõem:
·           Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos;
·           Dinamizar a gestão da escola, assegurando um desempenho de excelência na rotina da escola;
·           Concentrar esforços nas séries e disciplinas críticas;
·           Promover capacitação para os professores nas disciplinas e séries críticas;
·           Tornar o ambiente escolar propício à formação educacional;
Nessa perspectiva, é válido destacar os diversos objetivos a serem alcançados pelas disciplinas ministradas no Ensino Fundamental, de acordo com os preceitos estabelecidos pelos PCNs e a proposta curricular inerente ao município.


2º ANO:
LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS

·           Participar de diferentes situações de comunicação oral;
·           Reconhecer a necessidade da linguagem escrita a partir da organização coletiva e com ajuda para planejar e realizar tarefas concretas;
·           Identificar situações que envolvem leitura de sílabas e formação de palavras e frases;
·           Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as idéias expostas.
MATEMÁTICA

·           Resolução de problemas na exploração da Matemática a partir dos problemas vividos no cotidiano e encontrado nas várias disciplinas;
·           Demonstrar condições de autonomia nas várias situações, problemas que envolvam o raciocínio lógico;
·           Permitir ao aluno condições para desenvolver cálculos de adição e subtração, por meio de estratégias pessoais;
·           Reconhecimento de números que aparecem no dia-a-dia;
·           Perceber a grandeza de um número pela quantidade de algarismos e pelos valores posicionais que cada um possui dentro do número.

ARTE EDUCAÇÃO

·           Observar, compreender e conhecer as diversas formas de produções artísticas;
·           Desenvolver trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado, o respeito pelo processo de produção e criação;
·           Perceber que nas atividades de expressão plástica, musical e cênica são importantes as experiências, perspectivas de visualidade, sonoridade e tato e que essas experiências, isoladas ou em conjunto, vão ajudar a criança compreender a realidade e sua representação, ampliando as suas leituras do mundo.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

·           Permitir o aluno desenvolver sua capacidade comunicativa;
·           Identificar os sentimentos com componentes da individualidade;
·           Reconhecer os vários grupos sociais e os espaços por eles ocupados;
·           Entender a dinâmica da escola através de sua história e de organização no tempo e no espaço;
·           Considerar sua pessoa com o um ser importante no contexto histórico social e cultural;
·           Reconhecer os grupos sociais que integram culturas, costumes e tradições.

ENSINO RELIGIOSO

·           Permitir situações que facilitem o desenvolvimento integral da pessoa humana;
·           Possibilitar a identificação do significado das escolhas religiosas;
·           Desenvolver o conhecimento sobre Jesus, Deus feito homem, a partir do texto bíblico, tendo em vista perceber a ação do amor de Deus em nossa vida;
·           Valorizar a natureza para a construção de uma vida em harmonia;
·           Respeito em relação ao bem-estar do outro, percebendo a fraternidade e a ética como indispensáveis a nossa resposta ao projeto de Deus em nossa vida.

CIÊNCIAS

·           Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive;
·           Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de alguns seres vivos.


3º ANO:
LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS

·           Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas;
·           Formar frases partindo da identificação de palavras e expressões;
·           Identificar o significado de palavras e das relações de resultado entre as palavras;
·           Compreender e interpretar informações gramaticais;
·           Reconhecer o proposto comunicativo da mensagem.

MATEMÁTICA

·           Apresentar capacidade de ler, interpretar e formular problemas;
·           Ter capacidade, gesto, confiança para aprender a enfrentar desafios e situações problemáticas;
·           Desenvolver o pensamento lógico-matemático;
·           Desenvolver a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar e sintetizar o conhecimento lógico-matemático.

ARTE EDUCAÇÃO

·           Criar e construir formas plásticas e visuais;
·           Reconhecer o significado expressivo das artes visuais;
·           Integrar e comunicar com outros através de gestos e dos movimentos;
·           Interpretar músicas vivenciando um processo individual ou grupal em ambientes diversos;
·           Reconhecer e criticar ações de manipulação contrárias à autonomia e éticas humanas vinculadas por manifestações artísticas.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

·           Propiciar ao aluno vivências de auto-reconhecimento visando o desenvolvimento dos conceitos de identidade e de grupo social;
·           Desenvolver o senso de observação quanto aos diferentes elementos da paisagem urbana e rural;
·           Reconhecer a importância da ação do homem no aproveitamento dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente;
·           Identificar as regiões que formam o município;
·           Desempenhar atitudes significativas para preservação ambiental;

ENSINO RELIGIOSO

·           Ler com os alunos textos de reflexão, tirando mensagens da vida;
·           Falar graficamente através de desenhos o que está no fundo d alma e do coração;
·           Dramatizar histórias da Bíblia.

CIÊNCIAS

·           Descobrir a necessidade de cuidar da natureza para proteger a vida;
·           Reconhecer a existência dos seres vivos no ambiente e a diversidade desses na natureza;
·           Conhecer o desenvolvimento do seu corpo e as etapas pelas quais o corpo passa para se desenvolver;
·           Reconhecer os cuidados que é preciso ter com a alimentação para garantir uma vida saudável;
·           Perceber a importância dos cuidados com o lixo, o solo e a água para preservar o ambiente e a saúde, desenvolvendo atitudes de participação criativa e preservação.

4º ANO:
LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS

·           Perceber os diferentes propósitos da leitura, tornando-a mais prazerosa;
·           Empregar corretamente a construção da escrita de acordo com o que é proposto na gramática;
·           Redigir textos a partir da gramática internalizada, transformando sempre que necessário no uso padrão da língua;
·           Ler e compreender os diversos tipos de textos como forma de ampliar o conhecimento, fator importante na formação do leitor proficiente;
·           Reconhecer o propósito comunicativo do texto, tornando-se capaz de elaborar comentário crítico.

MATEMÁTICA

·           Possibilitar o reconhecimento do número em seu contexto matemático e social;
·           Formalizar operações conhecendo suas regras e propriedades;
·           Interpretar problemas matemáticos, empregando a operação designada a partir do seu conhecimento adquirido, sendo capaz de solucionar problemas matemáticos.
·           Explorar a história dos números através do desenvolvimento das civilizações.

ARTE EDUCAÇÃO

·           Criar e construir formas plásticas e visuais;
·           Observar, estudar e compreender as diferentes obras artísticas e movimentos artísticos;
·           Explorar competências corporais e de criação dramática;
·           Reconhecer e utilizar os elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.
HISTÓRIA

·           Facilitar a compreensão da história como um processo que parte do individual para o coletivo, incentivando-o a conhecer sua história;
·           Perceber que somos agentes ativos na construção histórica, tendo em vista a nossa função na sociedade;
·           Compreender os diferentes momentos históricos pelos quais o Estado passou inserindo-se no contexto nacional;
·           Desenvolver postura de cidadania e participação a partir da noção de Estado de Direito, da luta pela ampliação das conquistas sociais e da defesa da justiça social.

GEOGRAFIA

·           Compreender que o espaço geográfico é o resultado da integração entre sociedade e natureza, portanto, possível de transformação;
·           Conhecer e compreender as ações do homem que transforma o espaço geográfico;
·           Manusear Mapas sendo capaz de localizar a cidade em que reside;
·           Compreender que a democracia é uma forma de governo que respeita a personalidade e a liberdade do homem.

ENSINO RELIGIOSO

·           Respeitar a religiosidade como parte da herança do ser humano;
·           Reconhece na imagem do semelhante a presença de Deus;
·           Identificar a Bíblia como palavra de Deus e documento histórico;


CIÊNCIAS

·           Identificar os espaços do planeta que podem ser ocupados pelo homem, investigando os seres vivos já existentes, sua relação com o ambiente e adaptação;
·           Reconhecer a importância da água para os seres vivos;
·           Identificar causas e conseqüências da poluição desenvolvendo atitudes de preservação;
·           Identificar as principais formas de obtenção de energia e alguns processos de transformação, reconhecendo a importância da ciência e da tecnologia na educação humana;
·           Compreender a saúde como um bem individual e social, estabelecendo relações entre higiene pessoal, ambiental e condições alimentícias.

5º ANO:
LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS

·           Discutir, compreender e explorar as idéias do texto;
·           Explorar as diversas possibilidades da interpretação do texto;
·           Observar, a partir da gramática, o mecanismo de flexão da língua;
·           Usar corretamente os símbolos próprios da escrita de acordo com os conteúdos                                   trabalhados;
·           Ampliar a habilidade de leitura;
·           Produzir textos variados, onde sejam explorados os diferentes tipos de textos trabalhados.

MATEMÁTICA

·           Ampliar o significado do número e das operações fundamentais;
·           Interpretar e produzir escritos numéricos envolvendo os números naturais e racionais;
·           Utilizar adequadamente em resolução de situação-problema, os significados das operações fundamentais com os números naturais;
·           Construir conceito de número racional e suas representações, fazendo uso da linguagem matemática adequada.

ARTE EDUCAÇÃO

·           Desafiar e ampliar a expressão e comunicação de imagens, idéias, pensamentos e sentimentos pela forma singular da representação estética;
·           Executar o pensamento visual, mediante a capacidade e habilidade de simbolizar pela linguagem visual, tornando visível por meio da forma e da matéria a temática a ser desenvolvida;
·           Perceber as semelhanças e diferenças entre as produções realizadas;
·           Perceber as diferentes possibilidades de representar a realidade.


HISTÓRIA

·           Compreender o processo de formação do nosso povo, o cotidiano das sociedades aqui historicamente construídas situando a posição que o homem ocupa em sua estrutura social;
·           Buscar com o ensino de história, mais que uma narrativa de acontecimento, a compreensão das estruturas sociais;
·           Perceber e estudar as mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas no Brasil com a chegada dos portugueses e os demais estrangeiros;
·           Perceber concretamente as mudanças que afetaram o país transformando-o numa grande nação e nesse contexto, reconhecer nela a diversidade dos agrupamentos que a constituem das suas relações políticas, econômicas e sociais.   

GEOGRAFIA

·           Compreender o espaço geográfico é o resultado da interação entre sociedade e natureza, e por isso, possível de modificações;
·           Identificar as relações e interações entre os espaços da família, da comunidade, do bairro, do município, etc., levando em consideração a ação do homem em construir o seu espaço geográfico;
·           Conhecer a economia do seu país, as relações comerciais entre um país e outro, compreendendo os diferentes tipos de relações (harmonias ou conflitos) no trabalho, na produção, no desenvolvimento do país, na produção e nas trocas;
·           Perceber a importância dos meios de comunicação e de transportes para o desenvolvimento e projeção do país.

ENSINO RELIGIOSO

·           Perceber as relações do homem com Deus ao longo de sua história.
·           Entender a trajetória da humanidade, tendo com fonte de vida, a presença constante de Deus na vida de cada um.
·           Perceber o amor total de Deus para com cada filho, sem diferenciação de credo, raça, cor e questão social.



CIÊNCIAS

·           Estabelecer relações e diferenças entre os seres vivos;
·           Caracterizar o processo de classificação dos seres vivos, distinguido ser vivo animal do vegetal, reconhecendo suas diferenças e semelhanças;
·           Estabelecer relação entre alimentação, crescimento e manutenção do corpo identificando hábitos alimentares de deferentes culturas;
·           Identificar as fases da vida, estabelecendo relações entre elas, compreendendo cada fase como um conjunto integrado de vida que externa emoção, sentimentos, sensações a partir da interação com cada órgão e com o mundo.
·           Identificar causas, e conseqüências da poluição da água, do ar e do solo e processos de tratamento do lixo, desenvolvendo atitudes de preservação do ambiente e valorização da vida. 

6º AO 9º ANO:

LÍNGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·           Aceitar a norma culta e reconhecer a importância de explorar ativamente as palavras que compõem o campo morfológico de nossa língua;
·           Perceber a importância de conhecer as normas gramaticais para o domínio do padrão culto de nossa língua;
·           Perceber elementos fonéticos distinguindo o som da representação gráfica, observando e ressaltando a importância da sílaba tônica;
·           Habituar-se a leitura de texto em livros, revistas jornais e antologias;
·           Perceber a intertextualidade como recurso literário, valorizando a importância do contexto para o reconhecimento dos diversos níveis de linguagem;
·           Conscientizar-se da importância da morfossintaxe em seus níveis de articulação, enquanto possibilitadora da expressão escrita do pensamento;
·           Sensibilizar-se pela linguagem poética;
·           Montar e desmontar palavras observando e reconhecendo os elementos estruturais e o processo de formação de cada uma.

LÍNGUA INGLESA


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·           Utilizar as estratégias verbais e não-verbais, a fim de favorecer a efetiva comunicação e alcançar o efeito pretendido em situações de produção e leitura;
·           Construir consciência lingüística e consciência crítica dos usos que se fazem da Língua Estrangeira que está aprendendo;
·           Desenvolver a capacidade cognitiva de ler, escrever, falar e ouvir em Língua Inglesa;
·           Introduzir vocabulário ativo com palavras novas, sabendo empregá-las com eficiência;
·           Conhecer e usar a Língua Inglesa como instrumento de acesso a informações a outras culturas e grupos sociais.

ARTE EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·           Conhecer materiais e técnicas de produção visual;
·           Observar as artes visuais no seu ambiente;
·           Observar as artes visuais como uma produção de uma realidade histórica e geograficamente constituída;
·           Comunicar-se através das artes plásticas;
·           Expressar-se através do desenho, da pintura, da colagem e de outras modalidades plásticas utilizando-se da percepção e da imaginação, da sensibilidade e da reflexão;
·           Conhecer a diversidade cultural através da apreciação, da leitura e interpretação de obras de arte.

HISTÓRIA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·           Entender e correlativar as diversas concepções de tempos e formas de periodização, reconhecendo-os como construções culturais e históricas;
·           Interpretar as experiências na sua historicidade articulando sujeitos e acontecimentos a seu contexto histórico;
·           Ter noções de tempo e espaço considerando suas experiências e as experiências de sujeitos de outras épocas e lugares;
·           Saber estabelecer comparações, refletindo sobre situações do passado e do presente;
·           Comparar as problemáticas atuais relacionado-as com outras situações históricas percebendo as permanências e as mudanças sócio-econômicas e política;
·           Despertar o senso crítico com relação aos movimentos sociais do Brasil ontem e hoje.

GEOGRAFIA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·           Compreender a evolução do pensamento geográfico, onde a geografia deixou de ser restritamente física para adquirir uma visão analítica, crítica, sugestiva, social, econômica, política e humanista diante das profundas e cada vez mais rápidas mudanças do mundo em que vivemos;
·           Perceber que a geografia pode articular-se de forma interdisciplinar com outras ciências na construção e aprimoramento do aprendizado;
·           Adquirir a capacidade de percepção da paisagem como produção de experiência humana;
·           Desenvolver hábitos de trabalhar com mapas, escalas, gráficos e outros instrumentos de geografia na escola nos diversos âmbitos da vida considerando-os como elementos capazes de fornecer uma visão de mundo.
HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·           Ressignificar a contribuição dos negros na construção da história, da cultura e da memória da nação brasileira;
Atende a Lei 10639 de 09 de janeiro de 2003 do Ministério da Educação que considerando a relevância do tema instituiu a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos nos currículos escolares do ensino fundamental e médio.
 



MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·           Ler e interpretar textos de matemática;
·           Ler, interpretar e utilizar representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.);
·           Utilizar os diferentes significados e representações dos números naturais inteiros, racionais e das operações envolvendo esses números, para resolver problemas, em contextos sociais, matemáticos ou de outras áreas do conhecimento;
·           Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento;
·           Identificar e analisar padrões ou modelos matemáticos em situações do cotidiano.
 
CIÊNCIAS
COMPETÊNCIA E HABILIDADES

·           Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes;
·           Compreender a importância da utilização do solo para sobrevivência e manutenção da vida;
·           Identificar diferentes tecnologias que permitem as transformações de materiais e de energia necessárias às atividades humanas;
·           Reconhecer a importância da conservação da água como substância elementar de sobrevivência;
·           Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano em sociedade como agente de transformações do mundo em que vive em relação essencial com os demais seres vivos e componentes diversos do ambiente

ENSINO RELIGIOSO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·           Adquirir uma visão da religião como mecanismo de busca espiritual e de melhoria das relações humanas;
·           Conhecer e respeitar a pluralidade cultural, incluindo o credo como exercício da moral, da ética e da cidadania;
·           Respeitar o direito do outro de ter o credo que escolher ou de não tê-lo;
·           Compreender a dimensão histórica das religiões no fator de desenvolvimento sócio-cultural, econômico e político de todos os povos;
·           Ampliar as informações sobre as religiões.


ACOMPANHAMENTO AO RECREIO

Assegurar e manter a escola como um espaço à aprendizagem é um desafio para a EEF Zila Belém. Buscamos constantemente proporcionar aos nossos educandos estímulos às situações que busquem esse aprendizado, inclusive no momento da recreação.
            Com a inauguração da quadra de esportes Valderi Furtado Leite, em julho de 2007, a escola vem desenvolvendo projetos de recreação e iniciação esportiva com as turmas matriculadas nesta Unidade de Ensino.
Nessa perspectiva, a escola procura desenvolver projetos específicos, como o recreio dirigido, com objetivo de dinamizar a recreação dos nossos educandos e, sobretudo resgatar a performance educativa proposta pelo momento do recreio, concebendo-o como um momento de socialização de conhecimentos e novas práticas de convivência.    


ESTRATÉGIAS E CRONOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO


A eficácia do projeto político-pedagógico está articulada a procedimentos que permitam uma visão de como o projeto está sendo operacionalizado, uma vez que a sua execução está sujeita às variações e a desafios constantes.
Considerando que o projeto político-pedagógico prevê a melhoria dos índices de produtividade da escola em todos os aspectos, conclui-se que a avaliação desta proposta deve ser realizada continuamente com intuito de contornar e sanar possíveis falhas, em tempo hábil.
É imprescindível reconhecer que o projeto político-pedagógico reflete a “Fisionomia da Escola”, e significa mais que uma intenção educativa; consiste em uma realidade onde predomina a vontade de acertar.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

   
·         FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
·         HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem. São Paulo, Àtica, 1995. 
·         LEI 9394/96 - DAS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
·         RESOLUÇÃO CEC Nº. 384/2004
·         RESOLUÇÃO CEC Nº. 395/2005
·         RESOLUÇÃO MEC Nº. 410/2006














                           

Um comentário: